Admirável Mundo Novo – Viva a internet

E se eu lhe dissesse que existe uma mídia capaz de atingir mais de 20 milhões de pessoas por menos de um por cento de uma campanha publicitária para essa magnitude?

E se eu lhe dissesse que mais de 84% desse público é composto das classes A e B?

E se eu lhe dissesse que a maioria tem grau superior completo ou pós-graduação?

Você me perguntaria afoito – Onde está essa mídia?
Pois ela está bem na sua frente e chama-se internet.

Muitas empresas hoje têm um Boeing nas mãos, porém, não sabem onde está o manche, como os flaps operam e muito menos como levantar vôo.

Contentam-se em dar “vortas em vorta da lâmpida”, como diria Adoniran, no século passado. Passeando pelo mundo virtual como se estivessem em um Fusca ou em um Fiat 147 (lembra dele?).

A internet veio para mudar de maneira definitiva o nosso modo de ver o mercado e o mundo.

Observe como uma criança de 4 anos, que nasceu ouvindo internet pra cá, internet pra lá, mexe no mouse e como ela navega por esse admirável mundo novo como se pudesse voar e estivesse em um parque de diversões. Observe como sua mente navega por uma lógica diferente da nossa - não tão acostumada com o “0” e o “1”.

Esse é o mercado que você terá daqui a poucos anos. Se sua empresa não quiser sucumbir à ascensão desses novos czares digitais, é melhor pensar em tirar um brevê virtual para voar por esse novo mundo.

O webmarketing, nova faceta do bom e velho marketing, porém, com a internet à disposição para a aplicação de velhos conceitos, está despontando.

Faça-se algumas perguntas e verifique como anda sua empresa com relação ao mundo web:

A minha empresa tem um site?
Ele é atualizado constantemente?
Meus clientes o acessam regularmente?
Ele é interativo, dinâmico e fácil de navegar?
Ele é relevante para o meu cliente?

Se você respondeu não a alguma dessas perguntas pense em rever sua estratégia de webmarketing . Seu cliente já procura fornecedores na interface quase franciscana do Google e há muito já perdeu o medo de acessar a rede mundial de computadores. Cada vez mais a internet entra na vida do cidadão brasileiro, e já são mais de 11% da nossa população que a acessa.

O que você precisa para entrar nesse mercado? Preste atenção em algumas dicas.

1) Precisa ser achado em ferramentas de busca com excelente colocação, logo na primeira página com um título objetivo e interessante.

2) O seu site precisa ser de fácil navegabilidade, simples e bonito visualmente, seguir os conceitos e a imagem que a empresa tem perante o seu público e com conteúdo interessante o suficiente para “prender” o seu cliente durante alguns minutos.

3) Use e abuse da tecnologia por trás dos bastidores.

O seu site não precisa ter um minuto e meio de apresentação em Flash, e eu nem recomendo, porém, um bom site reconhece o cliente através do uso de cookies, registra sua visita e o caminho que ele trilhou através do site e é plenamente mensurável – hits, visitas, page views e referrers são monitorados constantemente.

4) Seu site não é simplesmente uma extensão da sua empresa no mundo real, é a sua empresa com filial no País das Maravilhas. Pense em como equipar essa nova filial em um local em que o tempo não é linear e que tudo pode acontecer. Faça seu cliente se sentir uma Alice, mas não mostre o caminho de volta para casa. Faça-o se perder nos encantos das suas páginas.

5) Atualize-o periodicamente e faça seu cliente perceber isso.

6) Uma boa idéia: crie um serviço de atendimento online através da web. Grandes empresas já descobriram isso como um importante diferencial competitivo.

7) O seu site tem que informar o seu cliente. A internet é uma mídia de informação e conteúdo, não negligencie esse princípio. Se você tem uma loja de roupas, ensine o seu cliente a se vestir melhor. Se tiver um restaurante ensine-o a fazer novos pratos.

8) Leve em conta que só pouco mais de 7% da população tem banda larga em sua residência. Não transforme seu site em um elefante cor-de-rosa: lindo, pesado e ninguém consegue vê-lo.

9) Interconecte seu site com o de outras empresas relevantes para o seu cliente. Faça com que seu site vire uma página de referência para ele e será retribuído com a inclusão nos seus “favoritos”.

10) A dica mais importante: se achou complicado seguir todas as outras dicas, ao menos, tenha um site!

Internet não é um bicho de sete cabeças, é um mundo que tem mais de 8 bilhões de locais para o seu cliente aportar, ofereça um porto seguro e ele pagará por isso.

Até a próxima.

Conrado Adolpho (www.conrado.com.br) é educador, empresário, estrategista e palestrante. Sua formação vem de escolas de excelência como ITA e Unicamp. Há mais de 10 anos vem preparando profissionais dos mais diversos ramos de atividade em suas aulas, palestras e treinamentos. Suas áreas de atuação são: marketing, vendas, atendimento, marketing educacional, marketing pessoal e desenvolvimento pessoal.